Open/Close Menu Consultas, Exames, Procedimentos, Fisioterapia e Laboratório

A Neurologia Infantil é a especialidade clínica que avalia o sistema nervoso central (cérebro, cerebelo e tronco encefálico) e periférico (nervos) das crianças.

É o médico especialista em Neurologia Infantil (conhecido como neurologista infantil ou neuropediatra) que avalia todo o desenvolvimento da criança, do ponto de vista das suas aquisições motoras, cognitivas e de linguagem, desde o nascimento até a adolescência.

Nos últimos anos, com todos os avanços científicos nas áreas de genética molecular, exames de imagem, eletroencefalografia e bioquímica, houve uma melhora significativa na avaliação e diagnóstico dos distúrbios observados no campo da Neurologia Infantil.

Todos esses novos conhecimentos nos têm permitido maiores e melhores abordagens para as crianças com atraso global do desenvolvimento, atraso na fala, epilepsia, doenças do metabolismo e musculares, infecções cerebrais, sequelas de prematuridade e doenças genéticas neurodegenerativas.

Quando é preciso procurar um especialista em Neurologia Infantil?

Os pais de crianças acometidas de problemas neurológicos severos, seja por sequelas, traumas mecânicos ou questões genéticas e hereditárias, via de regra chegam naturalmente ao consultório de Neurologia Infantil, muitas vezes encaminhados por especialistas de outras áreas. Entretanto, crianças com problemas leves e muitas vezes imperceptíveis aos pais, ou tidos como “fase”, manha ou birra, são identificadas pelos pediatras e encaminhadas por esses profissionais aos especialistas em Neurologia Infantil.

Por isso, também é importantíssimo que os pais cumpram a recomendação de, até o primeiro ano de vida, levar a criança mensalmente ao pediatra. Esse profissional também deve continuar sendo visitado periodicamente até o início da adolescência.

Os principais problemas trazidos ao neuropediatra são:

Dificuldade escolar
Dores de cabeça ou cefaleia
Hiperatividade e déficit de atenção (TDAH)
Tics, gagueira
Alteração do tamanho e da forma da cabeça
Epilepsia e crise convulsiva
Meningite
Dificuldade para caminhar ou falar
Atraso para falar
Atraso para caminhar
Hipotonia (“molinho”, floppy baby)
Distúrbios do sono (como insônia, terror noturno, etc)
Paralisia cerebral
Doenças musculares
Erros inatos do metabolismo
Doenças degenerativas do sistema nervoso central e periférico
Autismo
Síndromes genéticas

Créditos: http://www.vitaclinica.com.br/neurologia-infantil.php
https://www.amato.com.br/content/o-que-faz-o-neurologista-infantil

CategorySem categoria
Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Para consulta e exames        (71) 3354-3666