As baixas temperaturas dos últimos dias não negam, o inverno já bate à porta. Além do friozinho típico, esta estação do ano também é conhecida pela falta de umidade do ar provocada pelos baixos índices de chuva, o que agrava o surgimento de diversas doenças, principalmente as respiratórias.
O clima seco pode provocar crises de asma, bronquite e rinite, ressecamento de mucosas do nariz e da garganta, além de nariz entupido, tosse e infecções respiratórias. Os olhos também podem ficar irritados, acompanhados de ardência, vermelhidão, coceiras ou conjuntivites alérgicas.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, quando o tempo está seco há aumento médio de 30% na procura pelos serviços da rede municipal de saúde. “Estudos demonstram que a partir do mês de março, ainda no outono, as doenças respiratórias tornam-se mais frequentes e diminuem com o aumento da temperatura, em meados de outubro”, explica Cícero Matsuyama, coordenador de residência médica em Otorrinolaringologia do Hospital Cema.
A maior concentração de pessoas em ambientes fechados também favorece a circulação de diversos tipos de vírus respiratórios, como os que causam gripe. “Os processos alérgicos e as doenças infecciosas virais são as mais frequentes e, como consequência, as infecções bacterianas resultantes das complicações”, alerta Matsuyama.
Veja como evitar as doenças mais comuns no inverno
• Mantenha-se hidratado. Beba cerca de dois litros de água ao dia e priorize sucos naturais ou água de coco no lugar de refrigerantes.
• Para evitar processos alérgicos, lave suas roupas de lã guardadas desde o inverno passado antes de utilizá-las.
• Mantenha o ambiente do quarto sempre limpo, observe a presença de infiltrações nas paredes e o odor de “mofo” ou umidade.
• Lave sempre as mãos com água e sabão antes de comer. Na impossibilidade disso, passe álcool em gel antes das refeições.
• Em caso de febre alta a partir do terceiro dia dos sintomas respiratórios, procure um médico para a avaliação correta e precisa.
• Evite aglomerações e mantenha os ambientes arejados.
• Não tome banho com água muito quente, pois pode causar ressecamento de pele. Use creme hidratante e protetor labial.
• Limpe a casa com pano úmido.
• Evite cortinas e carpetes que acumulem poeira e utilize umidificadores, toalhas molhadas e recipiente com água para manter o ambiente úmido.
Créditos: https://www.natue.com.br/natuelife/como-evitar-as-doencas-mais-comuns-no-inverno.html